NOTÍCIAS

Degenaração Macular Relacionada a idade é 3ª maior causa de cegueira no país

Uma pesquisa encomendada pela farmacêutica Bayer em parceria com o Ibope mostrou que 74% dos entrevistados não conhecem a principal causa de perda visual na terceira idade, que também é a terceira maior causa de cegueira no Brasil, a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), que atinge cerca de 3 milhões de pessoas por aqui. Inclusive, 65% da faixa etária mais acometida pela condição -pessoas com 55 anos ou mais, nunca sequer ouviram falar sobre a doença, que acomete, em média, 30 milhões de idosos ao redor do mundo.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas por telefone entre os dias 18 e 23 de junho de 2020 e entrevistou 125 pessoas online com diabetes, entre os dias 22 a 26 de junho de 2020. A média de idade foi de 43 anos, sendo a maioria mulheres. O levantamento concentrou a maior a parte dos entrevistados no Sudeste (44%), seguido do Nordeste (26%), Sul (15%), Norte e Centro Oeste com apenas 8% dos entrevistados. O levantamento aponta que, apesar da metade dos brasileiros ter medo da cegueira, 74% dos entrevistados nunca ouviram falar em DMRI. Já entre os diabéticos, o número é menor: 40% ouviu falar a respeito e, desses, cerca de 41% têm medo de ficar cego, por isso costumam fazer acompanhamento. 

Por outro lado, 24% dos entrevistados alegaram não saber qual especialista procurar para relatar um problema de saúde ocular. Por isso vale ressaltar que o oftalmologista especializado em doenças da retina, conhecido como retinólogo, é o mais indicado para cuidar de pacientes com DMRI. Por fim, 54% dos entrevistados acreditam que o envelhecimento é a principal causa de cegueira, ficando apenas atrás da falta de controle da diabetes (84%) e infecção nos olhos (62%). 

O que é a DMRI?

Doença degenerativa e progressiva, ela ocorre na parte central da retina (mácula) -área do olho responsável pela formação da imagem-, levando à perda da visão central, ficando só a periférica e, consequentemente, prejudicando a realização de atividades diárias, como ler, costurar e dirigir. Pode evoluir rapidamente ou devagar, afetando um olho e depois o outro.(Uol)

Secretário da Saúde fala sobre dengue na Câmara Anterior

Secretário da Saúde fala sobre dengue na Câmara

Vacinação em SC: 1.276.878 doses contra a Covid-19 foram aplicadas no estado Próximo

Vacinação em SC: 1.276.878 doses contra a Covid-19 foram aplicadas no estado

Deixe seu comentário